Plano de Pastoral


 PLANO DE AÇÃO PASTORAL
PRIORIDADE: FORMAÇÃO
PROJETO 1 – ESTUDO E APROFUNDAMENTO

Objetivo: Formação dos agentes de pastoral da Paróquia, com o fim de ajudá-los, qualificá-los e animá-los no serviço missionário.
Estratégia: Promoção de encontros paroquiais para estudo como: Formação litúrgica-sacramental; Bíblico - catequética humana – afetiva, de liderança, etc.
Data: Dia 5 de Fevereiro (Sábado): Encontro de Formação; Dia 2 de Abril (Sábado): Encontro de Formação; Dia 4 de Junho (Sábado): Encontro de Formação; Dia 6 de Agosto (Sábado): Encontro de Formação; Dia 1 de Outubro (Sábado): Encontro de Formação;
Local: Sede da Paróquia (Tapera)
Recursos Financeiros: Paroquiais
Recursos Humanos: Assessores da Paróquia (Padre ou leigos) de outras paróquias, da região ou da Arquidiocese de Fortaleza.
Público Alvo: Todos os agentes de pastoral da paróquia- participantes de pastorais, grupos, movimentos e ministérios.
PRIORIDADE: MISSÃO
PROJETO 2 – FORMAÇÃO PARA A VIDA MISSIONÁRIA
Objetivo: Criação de equipes missionárias na Sede da Paróquia, capelas, comunidades e setores com o fim de auxiliar o pároco nas visitas às famílias, nas festas de padroeiros e em outros momentos fortes da caminhada. E ainda favorecer a formação de agentes de pastoral e animadores de comunidade, a fim de lhes proporcionar mais conhecimento missionário, para que continuem firmes no anúncio do evangelho de Jesus Cristo.
Estratégia: Dias de estudo e aprofundamento do tema, promoção de missões paroquiais – (setores e comunidades).
Data: de 4 de Agosto à 22 de Setembro (visitas missionárias)
Local: Sede da Paróquia (Tapera), capelas, comunidades e setores.
Recursos Financeiros: Paroquiais.
Recursos Humanos: Assessores Padres ou leigos da Paróquia ou de outras Paróquias, da região ou da Arquidiocese de Fortaleza.
Público Alvo: Leigos e leigas: animadores de comunidade, coordenadores e participantes de pastorais, movimentos, grupos, ministérios e outros serviços.
PRIORIDADE: FAMÍLIA
PROJETO 3 – TRABALHO PASTORAL COM AS FAMÍLIAS
Objetivo: Dar apoio, orientação, formação, assistência e integração nos trabalhos com as famílias; implantação da pastoral da família e do ECC, revitalização e reorganização da pastoral do matrimônio.
Estratégia: Dias de estudo e aprofundamento do tema, realização da semana da família, visitas e celebrações.
Data: de 18, 19 e 20 de Novembro (Encontrão do ECC); de 7 à 14 de Agosto (semana da família).
Local: Sede da Paróquia (Tapera)
Recursos Financeiros: Paroquiais
Recursos Humanos: Assessores da Paróquia ou de outras paróquias, da região ou da pastoral familiar Arquidiocesana.
Público Alvo: Famílias em Geral (Movimento Mãe Rainha e Terço dos homens).
PRIORIDADE: JUVENTUDE
PROJETO 4 – ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE
Objetivo: Apoiar, formar, orientar, assistir e integrar os trabalhos da juventude com o fim de animar e motivar os jovens da Paróquia a serem protagonistas de uma evangelização comprometida com a vida e que possibilite aos mesmos, um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo. E ainda, criação de equipes de articulação e implantação da pastoral da juventude.
Estratégia: Realização de encontros, congressos, etc.
Data: Dia 9 de Abril (Sábado): Encontrão com a Juventude; Dia 8 de Outubro (Sábado): Encontrão com a Juventude; Dias 29 e 30 de Outubro (Sábado e Domingo): Congresso de Jovens.
Local: Sede da Paróquia (Tapera) e comunidades.
Recursos Financeiros: Paroquiais.
Recursos Humanos: Padres ou leigos da Pastoral da juventude da região ou Arquidiocesana.
Público Alvo: Jovens em geral (crismandos, grupos e movimentos)
ECONOMIA SOLIDÁRIA – DÍZIMO
PROJETO 5 – ARTICULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA PASTORAL DO DÍZIMO.
Objetivo: Trabalhar a questão da economia solidária na Paróquia e conscientizar os cristãos Católicos de sua co-responsabilidade com a ação evangelizadora da Igreja através do dízimo.
Estratégia: Promoção de estudo e formação sobre o tema, trabalhar o aprimoramento do serviço desenvolvido na pastoral, realização da semana missionária do dízimo (com visitas, encontros, confecção de folders, panfletos, cartazes, etc.); Que o segundo domingo de cada mês, seja realmente consagrado ao dízimo e aos dizimistas, incluindo nas celebrações os cânticos da missa do dízimo e jamais esquecer de colocar intenções para os dizimistas aniversariantes e se possível presenteá-los ao menos com um cartãozinho.
Data: Dia 12 de Março (Sábado): Encontro de Formação; Dia 14 de Maio (Sábado): Encontro de Formação; Dia 10 de Setembro (Sábado): Encontro de Formação; Dia 12 de Novembro (Sábado): Encontro de Formação;
Local: Sede da Paróquia (Tapera)
Recursos Financeiros: Paroquiais
Recursos Humanos: Assessores padres ou leigos da Paróquia, da região ou da Arquidiocese de Fortaleza.
Público Alvo: Agentes da Pastoral do dízimo; Paroquianos em geral, especialmente os que ainda não são dizimistas.